Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Morreu na madrugada de hoje, aos 75 anos, em decorrência de um câncer, o ator Nelson Xavier, conhecido por interpretar o médium Chico Xavier no cinema.

Nelson Agostini Xavier nasceu em São Paulo, em 1941 e atuava a cerca de cinco décadas no teatro, televisão e cinema. No início de sua carreira, atuou em peças como “Eles não usam Black-tie” (1958), “Chapetuda Futebol Clube” (1959) e “Julgamento em Novo Sol” (1962). Ainda na década de 1950, atuou como revisor e crítico de cinema e teatro na revista “Visão”.

No cinema, integrou filmes como “Dona Flor e seus dois maridos” (1976) e “A queda” (1978) que lhe rendeu um prêmio Urso de Prata no Festival de Berlim.

Em 2010, ganhou maior notoriedade ao atuar na cinebiografia do médium Chico Xavier na direção de Daniel Filho. Sua mais recente e última atuação no cinema, foi no filme “Comeback”, gravado em 2016 e que tem estreia marcada para o próximo 25 de maio. Na história, o personagem de Nelson planeja o retorno ao crime enquanto tenta emplacar máquinas caça-níqueis em botecos suburbanos e se envolve em situações tragicômicas. Por esta obra, o ator foi premiado como melhor ator no Festival do Rio 2016.

O corpo do ator será velado hoje, no Rio de Janeiro e cremado amanhã.