O debate, que acontece no Complexo de Comissões Técnicas da AL, foi solicitado pela deputada Fernanda Pessoa (PSDB). Ela explica que a ostomia é uma intervenção cirúrgica que cria comunicação entre um órgão interno e o exterior para eliminação de dejetos ou ainda auxiliar na respiração ou na alimentação.
Segundo a parlamentar, “as pessoas ostomizadas são consideradas portadoras de deficiência física e podem usufruir de direitos que a lei garante”, informa.
Fernanda Pessoa também destaca que a audiência tem a pretensão de chamar a atenção da sociedade para os pacientes ostomizados. Ela ressalta que, apesar de eles precisarem se adaptar à nova condição, “podem levar uma vida normal em seu trabalho, bem como junto à família e amigos”.
Foram convidados para a audiência pública representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município, Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Conselho Estadual de Saúde, Associação dos Prefeitos do Ceará, Conselho Regional de Medicina, OAB, Defensoria Pública e Associação dos Ostomizados do Ceará.
*(Com informações da Assembleia Legislativa)