Encerrou-se nessa segunda-feira, 6, o prazo para os partidos e coligações definirem os nomes que irão concorrer aos cargos eletivos no pleito eleitoral deste ano. Além das chapas à Presidência da República e Governo do Estado, que têm dois nomes compondo a chapa, no Senado, além do nome do senador escolhido, devem ser apresentados junto a Justiça Eleitoral o nome de dois suplentes, que assumem quando o senador se ausenta de suas funções parlamentares. O assunto foi destaque no Bate Papo Político da edição desta terça-feira, 7, do Jornal Alerta Geral (Rádio FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza + 26 emissoras no Interior).

No Ceará, os nomes dos suplentes dos candidatos ao Senado foram apresentados nessa segunda. O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB), que vai tentar a reeleição, escolheu como primeiro suplente o empresário Gaudêncio Lucena. Gaudêncio é amigo de longa data de Eunício e já foi vice-prefeito de Fortaleza. Já o posto de segundo suplente da chapa encabeçada por Eunício ficará com outro empresário: Edmilson Bastos. Filiado ao PSD, Edmilson é ligado ao grupo político do ex-vice governador, Domingos Filho.

Já a chapa de Cid Gomes (PDT) como candidato ao Senado, terá o Prisco Bezerra como primeiro suplente. Prisco é irmão do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), e coordenador financeiro da campanha presidencial de Ciro Gomes (PDT). Já a segunda suplência vai ficar com o empresário do ramo de veículos, Júlio Ventura.

Eduardo Girão (PROS) terá como suplentes o coronel reformado da Polícia Militar Plauto Lima e Doutor Guimarães, que pertence ao PROS na cidade de Sobral. Já o PSDB só deve divulgar os nomes dos suplentes da candidata ao Senado Mayra Pinheiro nesta quarta-feira, 8.

O jornalista Beto Almeida destacou que as escolhas dos suplentes não me causaram surpresas. Para ele, está muito claro que Cid e Eunício buscaram seus suplentes dentro de seus núcleos políticos e que “cada um vai seguir seus projetos políticos” durante a campanha eleitoral.

O jornalista Luzenor de Oliveira fez um contraponto a análise de Beto sobre o assunto, lembrando que os nomes dos suplentes anunciados também tiveram influência das coligações partidárias – Eunício fez suas articulações dentro do MDB, bem como Cid buscou dentro do PDT os nomes da suplência.

Cid critica adversários e defende Kátia como vice

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, afirmou, nessa segunda-feira, que os adversários que o isolaram na disputa eleitoral querem decidir as eleições de dentro de gabinetes e celas.

As críticas de Ciro tiveram dois alvos: Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB que se aliou ao Centrão, formado em seu núcleo por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade, com quem Ciro mantinha negociações; e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, que articulou, mesmo preso, para que o PSB e o PC do B não apoiassem a campanha de Ciro.

Sem o apoio do Centrão, do PSB e do PC do B, Ciro tem apenas 33 segundos de tempo de TV, já que o candidato só conseguiu apoio do nanico partido Avante. As declarações foram dadas pelo presidenciável durante uma hora de sabatina com empresários ligados à Coalizão pela Construção, coletivo de entidades que representam o setor.

Aos jornalistas presentes na sabatina, Ciro disse que o PT fez aliança de neutralidade do PSB por medo, acusou Lula de agir diretamente para levar o Centrão para Alckmin e ainda criticou o presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, por se esquivar de perguntas sobre economia.

Ciro também justificou sua aliança com a senadora Kátia Abreu (PDT), oficializada como vice de sua chapa. Sobre Kátia, Ciro disse: “Duvido que tenha um petista que tenha sido mais heroico e mais sacrificado do que a Kátia Abreu foi, com decência e fidelidade à democracia, ao Brasil, a Dilma e ao PT”. A senadora Kátia Abreu foi ministra da Agricultura do governo Dilma Rousseff.

Saiba mais:
+ Em sabatina, Ciro diz que adversários querem decidir eleição nos gabinetes ou em celas

Camilo é um dos 16 governadores que vai tentar reeleição

O governador Camilo Santana (PT) é um dos 16 Chefes de Executivos Estaduais que disputam, no dia 7 de outubro, um novo mandato. A exemplo dos demais governadores, Camilo enfrentou em seu primeiro mandato uma queda brusca nas transferências de recursos federais e redução na arrecadação tributária. Como maior agravante no caso do Ceará, o governador petista pegou, ainda, uma prolongada estiagem que já se estende por seis anos. Confira mais informações sobre o assunto na coluna jornalista Luzenor de Oliveira:

Leia: + Camilo é um dos 16 governadores que vão tentar novo mandato em 7 de outubro

Lula retira pedido de soltura no STF

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, decidiu retirar do Supremo Tribunal Federal (STF) seu pedido de soltura, por entender que seria embutida, a contragosto da defesa, uma discussão sobre sua elegibilidade. Lula disse que tomou a decisão de forma consciente, abrindo mão de sua liberdade em nome do compromisso com o país e de sua dignidade. O pedido de desistência foi protocolado no STF na tarde dessa segunda-feira.

Jumento Precioso divide prêmio de ‘melhores prefeitos’ com gestores cearenses

O correspondente do Jornal Alerta Geral, Cid Ferreira, trouxe uma notícia no mínimo curiosa direto do Vale do Jaguaribe: 54 prefeitos foram agraciados com o título de melhor gestor pela União Brasileira de Divulgação (UBD), mesmo prêmio que o jumento Precioso recebeu depois de pagar R$ 1.480. O escândalo foi revelado no último domingo, 5, no programa Fantástico da Rede Globo. Confira mais informações com Cid Ferreira:

CID FERRIERA – JUMENTO PRECIOSO RECEBE PRÊMIO DE MELHOR GESTOR

Gostou dos assuntos debatidos no Bate Papo Político de hoje? Então clica no player abaixo e ouça as análises completas e em primeira mão dos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida!

BATE PAPO 07.08.2018