Talvez você não saiba, mas, para o Bombeiro Militar, nadar deve ser tão natural quanto apagar fogo. Salvamento aquático e combate a incêndio estão em pé de igualdade entre as atribuições que a Constituição do Estado do Ceará impõe a este agente público. Por isso, o treinamento é uma realidade cotidiana para aquele abraçou a missão de salvar.

Para os 43 Bombeiros Militares participantes do Curso de Especialização em Socorro de Emergência Pré-Hospitalar (CESE-PH), a manhã foi de exercícios tão intensos quanto a chuva que caiu em Fortaleza nesta sexta-feira (17). O vento forte e frio, bem diferente do padrão local, elevou o grau de dificuldade da instrução, que consistia em percorrer o litoral, ora a pé, ora a nado, entre o Quartel do Mucuripe e a Barraca da Tia, na Praia do Futuro. Ainda sob a chuva, houve treinamento sobre resgate de afogado e aplicação da chave de Rautek.

Durante a tarde, encerrando essa quinta, das nove semanas do curso, que foi totalmente dedicada ao Salvamento Aquático, os alunos terão aula prática sobre lesões e traumas associados à atividade de mergulho e também causados por animais marinhos, como as águas vivas.

O CESE-PH é uma realização do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública, e visa à capacitação em alto nível dos bombeiros militares do Estado para o desempenho do atendimento pré-hospitalar nas mais variadas modalidades de prestação deste serviço. É a primeira vez, em 11 anos, que este curso específico é oferecido no Ceará.

Fonte: SSPDS