Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de escolas – 21 no total – de ensino médio (públicas estaduais) melhores classificadas, em 2019, pelo Ideb, atrás somente de São Paulo, com 83. Em seguida está Pernambuco, com sete, e empatados, com quatro escolas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esses e muitos outros dados podem ser conferidos no Ipece/Informe (nº 183 /novembro/2020) – Análise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Médio do Ceará, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

As 100 escolas com melhores IDEB – Rede Pública – 2019


Das 21 escolas cearenses classificadas entre as 100 primeiras no país, com exceção do Colégio da Polícia Militar – Coronel Hervano Macedo Junior, todas as demais são escolas de ensino profissionalizante – observa o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento. Em 2019, a escola da rede pública do ensino médio com maior nota no Ideb no Estado foi a escola EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, que também obteve o 4º lugar no ranking nacional, seguida pelas EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, de Russas, e EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio, em Sobral. Ele ressalta que o objetivo do trabalho foi apresentar os principais resultados alcançados pelo Ideb para o ensino médio, índice criado em 2007 e que é um dos principais parâmetros para mensurar e monitorar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

15 melhores escolas da rede estadual no IDEB do ensino médio – Ceará – 2019

Públicas e Privadas

O estudo do Ipece apresenta muitos outros dados, como, por exemplo, uma série histórica do Ideb para o ensino médio de 14 anos, considerando a rede geral (escolas públicas e privadas). Assim, revela que o Ceará saiu de uma nota 3,3 no Ideb, em 2005, para 4,4, em 2019, representando um crescimento relativo de 25% no período.

Outro dado mostrado no estudo do Ipece é que no Ceará a rede estadual é responsável por atender cerca de 89% dos alunos matriculados no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp