Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) apreendeu seis espingardas e resgatou um veado, nessa quinta-feira (16), no município de Arneiroz – Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado.  O trabalho policial, desenvolvido por equipes do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), é resultado de uma operação realizada na região e também culminou nas prisões de dois homens.

O veado, da espécie Catingueiro, foi encontrado em um imóvel que fica no Sítio Macauim, no distrito de Cachoeiro de Fora, zona rural da cidade. Os militares realizaram fiscalizações no local após receberem denúncias anônimas sobre a existência de ilícitos no endereço. Lá, também foram apreendidas uma espingarda calibre 36, munições de calibres variados e acessório para recarga, como cartucho e pólvora. Um homem identificado como José Verlando Pedrosa Castro (40) foi preso e encaminhado à Delegacia Regional de Tauá – que cobre a área – e autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por manter animal silvestre em cativeiro, com base respectivamente no Estatuto do Desarmamento e na Lei dos Crimes Ambientais.

Em outro endereço, situado no Sítio Serrote Pelado, ainda na zona rural, os militares apreenderam as outras cinco espingardas (sendo uma cal. 28, duas cal. 36 e duas cal. 32). Outras denúncias levaram os agentes de segurança ao local e lá eles também apreenderam 37 cartuchos de calibres diversos e 19 recipientes com chumbo, pólvora e espoletas, além de armadilhas para caça. O proprietário do imóvel e dos materiais não foi localizado. Os objetos foram encaminhados para a Delegacia de Tauá, onde um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado pela apreensão.

Fonte: SSPDS