Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto de lei que pretende ampliar o horário de funcionamento do comércio varejista e atacadista na capital. A votação contou com duas sessões. Na primeira delas, 26 vereadores foram favoráveis à proposta, enquanto sete foram contrários. Já na votação seguinte, o projeto foi aprovado com 24 votos sim e cinco votos não, com a aprovação de sete emendas. A matéria agora segue para sanção do Executivo.

Com a sanção do projeto de lei, os estabelecimentos comerciais vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h. Os shoppings centers irão aumentar quatro horas a mais no seu horário de funcionamentos, de segunda a domingo, das 8h às 24h. Supermercados e hipermercados, por sua vez, podem funcionar, de segunda a domingo, 24h por dia.

Entretanto, a medida não foi aceita por todos. Segundo o diretor do Sindicato dos Comerciários, Sebastião Costa, a cidade de Fortaleza não tem estrutura para que o comércio funcione nos horários estabelecidos. A insegurança é a principal justificativa. “Nós estamos vivendo na 5º cidade mais violenta do mundo. O comércio geral de rua optam por fechar às 17h porque não há segurança”, informou.

Com Informações G1-CE