A Prefeitura de Fortaleza segue ampliando o alcance da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. De acordo com o balanço parcial divulgado nesta sexta-feira (26), até o momento, 117.297 pessoas, pertencentes aos grupos prioritários, receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis.

Dentre elas, obedecendo ao intervalo adequado, 38.209 foram contempladas com a segunda dose da vacina, incluindo trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Fernandes, detalhou os indicadores apresentados.

“Até o momento, 49.769 idosos acima de 75 anos, mediante agendamento pela plataforma Vacine Já, foram contemplados com a primeira dose da vacina. Desses, 13.141 foram atendidos em domicílio”, explicou.

A partir da chegada de novas remessas de imunobiológicos, os números devem se tornar ainda mais expressivos.

“Recebemos, esta semana, em torno de 20 mil novas doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e quase 10 mil doses da CoronaVac, que serão aplicadas no grupo composto por idosos acima de 75 anos. Além da estratégia domiciliar, seguimos com os drives de vacinação e, a partir da próxima semana, retomaremos as salas de acolhimento nos Cucas para ampliar o alcance de pessoas vacinadas”, detalhou.

Modalidades de atendimento

Ao longo desta sexta-feira (26), a modalidade drive-thru segue em operação no Centro de Eventos do Ceará e no shopping RioMar Kennedy para atender idosos acima de 75 anos devidamente agendados para a data de hoje. Clique e acesse a lista nominal disponibilizada no portal coronavirus.fortaleza.ce.gov.br

Pessoas acima de 90 anos podem se dirigir a um dos pontos de vacinação mencionados, apresentando documentos pessoais e comprovante de endereço situado em Fortaleza.

A partir deste sábado (27), visando à descentralização do atendimento, serão retomadas, também, as atividades do drive de vacinação situado na Arena Castelão.

Já as salas de acolhimento para a vacinação serão reabertas a partir da primeira semana de março.

“Iremos retomar, inicialmente, as salas do Cuca Jangurussu e do Cuca Mondubim, acolhendo idosos cadastrados que residem nos territórios, além daqueles digitalmente excluídos, que se cadastraram por meio do posto de saúde”, orientou.

Vacinação domiciliar

Para contemplar os idosos que, no ato do cadastro, optaram pela modalidade domiciliar, a Prefeitura segue disponibilizando 70 equipes devidamente uniformizadas, identificadas por meio de crachás e identificação e paramentadas com todos os equipamentos de proteção individual necessários. Os profissionais atuam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, cumprindo rotas estabelecidas a partir de critérios de priorização.

“Estamos cumprindo as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde, contemplando, de forma preferencial, idosos acamados, seguidos por aqueles com idade mais avançada e por aqueles mais jovens”, lembrou.

As medidas observam, ainda, a situação epidemiológica dos territórios visitados, priorizando áreas fortemente acometidas por infecções pelo novo coronavírus. Ana Estela alertou a população para a importância do acompanhamento do e-mail e do número de WhatsApp cadastrados.

“No dia anterior à vacinação, o idoso cadastrado recebe a confirmação do agendamento. Em virtude de qualquer intercorrência, caso a rota prevista não seja integralmente concluída, será retomada no dia seguinte ao inicialmente agendado”, assegurou.

Segundas doses

Simultaneamente, a Prefeitura segue administrando, no prazo adequado, as segundas doses da vacina CoronaVac em trabalhadores da saúde e em idosos institucionalizados. “Quem recebeu a AstraZeneca deve esperar 90 dias até a segunda dose. Já quem foi contemplado com a CoronaVac vem recebendo a sua D2 em um prazo de 28 dias”, sintetizou.

A lista nominal dos profissionais agendados para o Centro de Eventos pelas unidades de saúde em que atuam, está disponibilizada no Portal da Prefeitura de Fortaleza. Já os idosos institucionalizados seguem recebendo a segunda dose do imunobiológico nas instituições de longa permanência onde residem.

Medidas sanitárias

A Prefeitura de Fortaleza aponta, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia, sobretudo, diante dos indicadores assistenciais e epidemiológicos vigentes, marcados pelo aumento do número de casos e de internações pelo novo coronavírus.

“Além da vacinação, estamos ampliando a capacidade assistencial do Município por meio da abertura de novos leitos. Além disso, é imprescindível que todos continuem usando máscara, inclusive aqueles que concluíram o processo de vacinação. Precisamos manter, também, a higienização adequada das mãos e o distanciamento social para que possamos reduzir a circulação viral na Cidade”, afirmou.

Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes relacionadas à campanha de vacinação em Fortaleza devem ser elucidadas por meio do telefone 156. O canal segue à disposição para a regularização de dados pessoais e eventuais mudanças na modalidade escolhida no ato do cadastro pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde.

Informações adicionais

Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, por meio do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.