A Prefeitura de Fortaleza segue ampliando o número de vacinados contra a Covid-19 na Capital. De acordo com balanço divulgado na manhã desta terça-feira (30), até o momento, 247.771 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 100.204 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, a coordenadora das Regionais de Saúde de Fortaleza, Fabiana Sales, detalhou a logística em execução ao longo do dia para ampliar o alcance da campanha de vacinação.

“Na etapa vigente, estamos vacinando idosos acima de 68 anos cadastrados pela plataforma Saúde Digital, agendados pela Prefeitura e comunicados via WhatsApp e e-mail. A lista nominal também é diariamente disponibilizada pelo canal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br”, reiterou.

Para garantir a eficácia da estratégia, oito centros de vacinação distribuídos pela Cidade seguem em pleno funcionamento.

“Hoje, nossas equipes continuam vacinando nos Cucas instalados nos bairros Jangurussu, Barra do Ceará, Mondubim e José Walter. Além disso, também seguimos agendando o serviço para os shoppings RioMar Kennedy e RioMar Papicu, para a Arena Castelão e para o Centro de Eventos”, detalhou.

Responsabilidades compartilhadas

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

No entanto, a administração municipal reforça a importância do cumprimento da data e do horário estabelecido. A medida visa evitar transtornos e aglomerações desnecessárias.

“Idosos agendados precisam respeitar o bloco de horas pré-determinado. É fundamental que as listas disponíveis no Portal da Prefeitura e no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br sejam observadas e obedecidas”, reforça.

Medidas sanitárias

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece, ainda, que, mesmo após a vacinação, o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da disseminação viral, a exemplo do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização adequada de mãos.