windows vista ultimate 32 bit cd key free windows 8.1 install skip key free microsoft project professional 2010 installation id free download windows installer 5.0 free introducing autodesk maya 2016 pdf free microsoft office 2019 professional plus hup free mozilla firefox offline installer for windows 10 64 bit free download iso image of windows 10 free

As chuvas de pré-estação chegaram ao Ceará, segundo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante os últimos dias, as precipitações ocorreram principalmente em municípios das regiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, nesta época, as chuvas não chegam a ser tão grandes. As normais para dezembro e janeiro são, respectivamente, 31,6 e 98,7 milímetros. Até o momento, conforme a Funceme, os maiores acumulados foram registrados em Itapipoca (110,8 mm), Litoral Oeste do Estado, no último dia 16, e Altaneira (24 mm), Região Sul, nesta segunda-feira (18).

De acordo com a Funceme, entre dezembro e janeiro, as precipitações que caem no estado são provocadas pelos fenômenos Vórtice Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN). No sul do estado, durante este período, sistemas meteorológicos que chegam ao Nordeste, principalmente na porção sul, também trazem chuvas.

“As chuvas, neste período, geralmente não são muito volumosas. Em janeiro se tem as precipitações mais significativas do período porque os sistemas mencionados [VCAN e CAN] são mais atuantes naquele mês em especial”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz.

Em 2016, as precipitações da pré-estação ficaram 28,1% abaixo da média, registrando 93.8mm contra os 130,3 mm da normal climatológica.

Choveu em sete municípios do Ceará no período das 7 horas de terça-feira (19) às 7 horas desta quarta-feira (20), segundo boletim da Funceme. A chuva de maior intensidade ocorreu no município de Miraíma, Região Norte do Estado, com 14.6 milímetros. Segundo a Funceme ocorreu chuva também nos municípios de Santana de Acaraú (12.0 mm), Uruburetama (6.0 mm), Massapê (6.0 mm), Araripe (5.4 mm), Itapipoca (5.2 mm) e Maracanaú (2.4 mm).

Durante este dois meses, as previsões são de curto período que, na Funceme, são de até três dias. Para esta quarta-feira (20), há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do Ceará. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. Para quinta-feira (21), no decorrer do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e no sul do estado. E para há possibilidade de chuva em todo o estado ao longo do dia.

Com informação do G1