Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma casa foi atingida por um raio nesse domingo, na zona rural do município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. O raio – ou descarga elétrica atmosférica – atingiu um coqueiro e destruiu parte do telhado. Um funcionário do sítio onde caiu o raio, disse que ouviu um barulho muito forte e logo depois a casa ficou sem energia elétrica. As tomadas foram arremessadas para fora das caixas e a fiação da casa ficou comprometida.

O Centro de Monitoramento de Raios da Universidade de São Paulo, registrou 70.026 raios de 1º de janeiro a 27 de maio de 2017, em todo o Ceará. O número é mais que o dobro das ocorrências de todo o ano de 2016, quando foram registrados 34.233 raios no estado. Apenas no mês de maio, foram registradas 1.043 descargas elétricas atmosféricas.

Nesses cinco meses de 2017, o município onde houve mais registros de raios foi Granja, na Região Norte, com 4.872 descargas. Apenas no dia 22 de abril deste ano, foram registrados 806 raios no município. Em Parambu, no Sertão dos Inhamuns, foram 959 descargas elétricas atmosféricas registradas nos cinco primeiros meses de 2017. O dia 19 de janeiro deste ano, foi o de maior incidência de descargas no município, com 636 ocorrências