Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O IBGE divulgou nessa quinta-feira (31), dados relacionados ao número de habitantes em cada cidade brasileira no ano de 2017. Os dados mostraram que, no Ceará, 23 municípios apresentaram queda populacional entre os anos de 2016 e 2017. O Ceará apresentou a oitava maior alta no país.

A redução pode provocar também redução no volume de recursos federais destinado aos municípios. Segundo a Associação das Prefeituras do Ceará (Aprece), em um primeiro momento não haveria mudanças no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A informação foi confirmada pelo consultor econômico do órgão, André Carvalho, em entrevista ao Jornal Alerta Geral (Expresso FM 104,3 Fortaleza e Região Metropolitana e mais 20 emissoras no Interior do Ceará), nesta sexta-feira, 01.

De acordo com o consultor econômico, os municípios que apresentaram aumento populacional, devem ter impactar nas gestões. Segundo André, o incremento de habitantes foi de 0,6% o que não foge da média percentual identificada nos últimos anos. O destaque vai para o município de Irauçuba, que registrou crescimento populacional suficiente para a mudança na cota de transferência de recursos do FPM para o município. Em 2016, a cidade tinha 23.704 habitantes; atualmente são 23.858.

Entrevista André Carvalho