Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
A hora mais esperada da campanha eleitoral chegou: em todo o Brasil, 147 milhões de eleitores decidem, neste domingo, 7, os rumos políticos do País.  No Ceará,  6,3 milhões de pessoas estão aptas para escolher o presidente da República, o Governador de Estado,   dois senadores,   46 novos deputados estaduais e 22 federais.
O cenário político aponta para uma vitória do Governador Camilo Santana (PT) no primeiro turno, de acordo com o Ibope. A pesquisa divulgada, neste sábado, mostra que Camilo mantém 86% dos votos válidos, contra 9% do general Theophilo Gaspar, do PSDB.
A pesquisa do Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 4 e 6, está registrada no TRE sob o número CE 03221/2018 e tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Os números do Ibope revelam, ainda, a tendência de votos ao Senado – Cid Gomes (44%), Eunício (25%), Eduardo Girão (16%) e Dra. Mayra (7%).
Milhares de eleitos vão às urnas, neste domingo, na Grande Fortaleza e Interior do Estado, sem o voto definido, principalmente, para deputado estadual e deputado federal. A indecisão dos eleitores faz os candidatos apostarem no último apelo pelas redes sociais ou na chamada e proibida boca de urna para ganharem os votos que poderão ajuda-los a salvar o mandato.
Se há definição, pelo Ibope, na corrida ao Governo do Ceará, as expectativas se voltam para a disputa pela Presidência da República. Os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) lideram as intenções de voto e podem chegar ao segundo turno, mas Ciro Gomes (PDT) aposta que nem tudo está definido.
A pesquisa do Ibope contratada pela TV Globo e pelo Jornal O Estado de São Paulo, divulgada, na noite desse sábado, mostra Bolsonaro com 41% dos votos válidos, seguido de Haddad (25%), Ciro (13%) e Alckmin (8%). Pelo Datafolha, Bolsonaro tem 40% dos votos válidos, seguido de Haddad (25%), Ciro (15%) e Alckmin (8%). As pesquisas estão registradas no  TSE (Datafolha  número BR-01584/2018) e Ibope ( número BR-01537/2018).