Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Voltou a chover em Fortaleza na manhã desta segunda-feira, 10, depois de um fim de semana de muito sol e calor. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia a previsão é de nebulosidade variável, ao longo do dia, com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e noroeste. Nas demais regiões do Estado, o céu fica parcialmente nublado. Amanhã, terça-feira 11, a previsão de chuvas da Funceme se estende para todas as regiões do estado.

Além da Funceme também temos a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que estima em 80% a probabilidade de chuva na capital cearense de segunda-feira 10 até sábado 15. Segundo o Inpe, a previsão é de “chuva de curta duração e pode ser acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia”. Nesse período, a temperatura deve ficar entre mínima de 23° e máxima de 32°.

Segundo a Funceme, o período de chuvas no Ceará pode ser dividido em três fases – pré-estação, estação e pós-estação – compreendidos entre os meses de dezembro a junho. As chuvas que ocorrem em dezembro e janeiro, chamadas de chuvas de pré-estação, são causadas basicamente por frentes frias que vem do Sul, o que acabam afetando a atmosfera do Nordeste.

O segundo momento das chuvas é aquele que vai mais ou menos de fevereiro a maio, que estamos vivenciando agora. Essa estação de chuva é causada por um sistema chamado de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). É o sistema meteorológico mais importante na determinação de quanto as chuvas serão abundantes ou deficientes no Norte do Nordeste do Brasil.

Fonte: G1 Ce