O senador Cid Gomes nacionalizou o debate sobre a escolha do nome a ser lançado à Prefeitura de Fortaleza pela base partidária aliada ao Palácio da Abolição e reafirmou ser contrário que o PT indique o candidato uma vez que o partido já tem o controle do Governo do Estado.

As declarações de Cid Gomes, recém-filiado ao PSB, foram publicadas, nesta quarta-feira (6), pelo Jornal O Estado de São Paulo. Durante ato de filiação ao PSB, no dia 4 de fevereiro, em Fortaleza, Cid defendeu que o candidato seja de outra legenda aliada e não, necessariamente, do PT.

“Agora, se você me perguntar de qual partido é o candidato, há visões diferentes. Eu prudentemente defendo que seja do arco de alianças. O PT tem o governador do Estado e, portanto, o que eu defendo é que outro partido integrante dessa aliança tenha o candidato a prefeito de Fortaleza. Se for do PSB, ótimo”, expôs Cid, ao ser questionado sobre os rumos da disputa pela Prefeitura da Capital cearense.

De acordo com a reportagem, ao ser questionado se a ex-governadora e atual Secretária Executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, seria o nome para concorrer à Prefeitura de Fortaleza, Cid desconversou, afirmando que é necessário, em primeiro lugar, definir alianças, elaborar um projeto administrativo para a cidade e, por último, definir o nome.

”Se a gente bota o carro na frente dos bois e já começa a discutir nomes, a meu juízo isso só atrapalha”, expôs Cid Gomes, quando perguntado sobre o nome de Izolda, que o acompanhou na filiação ao PSB.

Izolda, que teve a candidatura ao Governo do Estado barrada, em 2022, pelo irmão de Cid, ex-presidenciável Ciro Gomes, une todos os partidos da base do Governador Elmano de Freitas, tem popularidade e surge como o nome mais forte e inatacável no cenário da corrida pela Prefeitura de Fortaleza.

NOMES DO PT

O PT tem, nesse momento, cinco pré-candidatos à Prefeitura da Capital – Luizianne Lins, Evandro Leitão, Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio e Artur Bruno. A disputa, porém, está polarizada entre Luizianne e Evandro.

As lideranças estaduais e municipais do PT querem evitar que a escolha do nome a ser lançado à sucessão na Capital seja definida por meio de prévias, o que deixará sequelas entre militantes, entre vitoriosos e derrotados. A declaração do senador Cid Gomes deixa sinais de inquietação e preocupação entre os petistas que querem um candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza.

LEIA MAIS