Os articuladores políticos do Palácio do Planalto perderam a queda de braço nas ações para comandar uma das comissões técnicas mais importantes da Câmara Federal: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos que tramitam na Casa, fica nas mãos de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O cargo será ocupado pela deputada Caroline De Toni (PL-SC). Aos mais afoitos que sonham com o palanque nos debates, Caroline deu sinais de ponderações:

“Os parâmetros da nossa atuação serão estabelecidos em duas normas muito específicas: na Constituição Federal, a quem devemos toda a nossa devoção e respeito, e no regimento interno da Câmara dos Deputados”, observou a parlamentar.

PT PERDE NA EDUCAÇÃO E GANHA NA SAÚDE

A derrota dos governistas foi ainda mais ampla: o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comandará a Comissão de Educação, enquanto a Comissão de Segurança Pública, fica com outro liberal — Alberto Fraga (DF).

Os aliados do Palácio do Planalto trabalharam para abocanhar as presidências dessas comissões técnicas, mas foram derrotados e, agora, os bolsonaristas irão administrar, nos próximos dois anos, o protagonismo dos principais debates que passam pela Câmara Federal.

A bancada do PT conseguiu a Presidência da Comissão de Saúde, que tem R$ 4,5 bilhões de recursos das chamadas “emendas parlamentares de comissão” no Orçamento da União de 2024.

VOZ DO CEARÁ

A bancada do União Brasil garantiu uma voz do Ceará na linha de frente das comissões técnicas: o deputado federal Danilo Forte foi escolhido presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Ao ser oficializado presidente da Comissão, Danilo prometeu a construção de uma agenda propositiva para o País.

‘’Queremos ser o País do presente, que se destaca no mundo da economia verde. Essa agenda passa pelo Poder Legislativo, como o crédito de carbono, o hidrogênio verde, todas são iniciativas que dão ao Brasil a oportunidade de ter uma economia mais forte’’, disse Danilo Forte para, em seguida concluir: ‘’Precisamos, aqui na comissão, ser protagonistas nessa ação’’.

LEIA MAIS