Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Segundo a corregedoria regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a coleta de dados biométricos no município de Caucaia está bem abaixo do esperado. Até agora, apenas 33 mil (15%) dos 215.667 eleitores de Caucaia compareceram para fazer o recadastramento. Todos os eleitores do município estão obrigados a se submeter à revisão eleitoral com coleta dos dados biométricos até 28 de fevereiro de 2018.

Preocupada com o baixo índice apresentado pela justiça eleitoral no município, a corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, agendou para terça-feira, 02/05, visita ao Fórum de Caucaia. Ela vai se reunir com os juízes das três zonas eleitorais e conferir de perto os trabalhos de recadastramento biométrico do município, que possui o segundo maior eleitorado do Ceará.

O TRE-CE tomou todas as providências para aumentar a capacidade de atendimento, contratando terceirizados e estagiários do Programa Primeiro Passo, cedidos através de convênio do tribunal com o Governo do Estado. No Fórum Eleitoral de Caucaia, que fica na rua Cel. Correia, 1540, no Centro, foram instalados 15 kits biométricos, que permitem o atendimento de até 600 eleitores por dia. Mas o comparecimento tem sido de apenas 200 eleitores diariamente.

O TRE do Ceará alerta para os atropelos de última hora. Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de: requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal; solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

O agendamento pode ser feito através do telefone 148 ou no site do tribunal, no link http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-atendimento-ao-eleitor. A meta do TRE é recadastrar 75% do eleitorado em todo o estado até as eleições de 2018. Hoje, estão cadastrados com biometria 2.432.297 (38,3%), de 6.347.178 eleitores do Ceará.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral