Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai discutir, na terça-feira (22), se os “ricos” devem pagar para estudar em universidades públicas. O debate estará aberto ao público por meio do canal e-democracia, no portal da Câmara dos Deputados, a partir das 10 horas. A iniciativa do debate é do presidente do colegiado, deputado Caio Narcio (PSDB-MG). Ele parte do princípio de que a educação brasileira está em crise, evidenciada, entre outros fatores, pela defasagem entre investimentos nos ensinos básico e superior.

Outro aspecto da crise seria o que o deputado chama de “dicotomia”, que leva a um grande número de alunos de renda familiar elevada matriculados em universidades públicas.

Para ele, existe uma pirâmide invertida no que se refere ao financiamento estudantil Ele afirma que há formação na alfabetização e nos primeiros anos de escola totalmente prejudicada, com professores mal qualificados e mal remunerados. Depois, observa-se a existência de uma dicotomia na educação superior onde quem tem dinheiro está estudando de graça e quem não tem está pagando para estudar por não conseguir ter acesso ao ensino gratuito.