Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A terceira reunião do Comitê Itinerante da Seca acontece nesta segunda-feira 10 em Pedra Branca, município localizado há 261,6 km da capital Fortaleza. O encontro acontece no Centro Pastoral neste momento. É um momento em que as comunidades envolvidas encaminham suas demandas dos municípios relacionadas ao abastecimento d´água, operação carro-pipa, projetos de abastecimento d´água e de execução de cisternas.
O comitê itinerante é coordenado pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e reúne representantes da Ematerce, SRH, Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Cogerh, Sohidra, Funceme e Cagece, além de prefeitos, secretários municipais e associações comunitárias. A decisão de realizar a terceira reunião em Pedra Branca atendeu o pedido do prefeito Antônio Góis, que participou da última reunião do coletivo.

Desde o início de 2017, os participantes do Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem no Estado do Ceará, que se reúne todas às segundas-feiras na sede da Defesa Civil, decidiram sediar reuniões itinerantes em diversos municípios do Estado. As reuniões itinerantes tiveram início no dia 14 janeiro deste ano, em Quixadá, no Sertão Central, durante a realização do evento dos Profetas da Chuva, quando a profecia popular previu uma boa quadra invernosa em 2017.

Em 6 de março, a reunião ocorreu em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, tendo sido encaminhadas demandas direcionadas ao programa Água Para Todos e Projeto São José. “Desde o início do comitê discutimos, toda segunda-feira, ações estratégicas e emergenciais de convivência com seca, e em cada município em que sediamos esses encontros itinerantes o comitê se fortalece, trazendo novas experiências, novas demandas e novas ideias serão avaliadas”, justifica o secretário Dedé Teixeira.