DOR VIRTUAL
Financiada pela Sony, startup cria pulseira para infligir dor em usuários do metaverso: “sentir dor permite transformar o metaverso no mundo real”, afirma Emi Tamaki, CEO da “H2L Technologies”. O dispositivo também consegue manipular outras sensações para criar uma maior sensação de imersão, como pegar uma bola ou simular um pássaro bicando a pele do usuário. Do Futurism.
APPLE PROCESSADA
Segundo o juiz do caso, a venda separada de um acessório essencial para o funcionamento do produto constituiria a infração de “venda casada”, prática proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. Apple precisará indenizar cliente por vender iPhone e carregador separadamente, determina Justiça: uma consumidora de Goiânia irá receber 5 mil reais por danos morais. Do Canaltech.
ME & MICROSOFT
Ministério da Educação e Microsoft fazem parceria para oferecer Office 365 em escolas públicas: o projeto irá atender mais de 38 milhões de estudantes e 138 mil escolas nas redes de ensino federal, estadual, distrital e municipal. O MEC também estuda parcerias similares com o Google, Amazon, Oracle e Adobe para potencializar o processo de inclusão digital nas escolas. Do TecMundo.
HUMANOS ARTIFICIAIS
Diversas startups estão desenvolvendo sistemas que geram versões sintéticas de pessoas reais e que podem ser programadas para dizer qualquer coisa – uma celebridade de Hollywood, por exemplo, poderia licenciar seu avatar para filmagens em uma escala impossível fisicamente. Analistas esperam por uma explosão de “humanos artificiais” hiperrealistas online nos próximos anos. A tecnologia será aplicada nas áreas de comércio eletrônico e aprendizado remoto. Do TechCrunch.
STF DIGITAL
Supremo Tribunal Federal conclui o projeto “Arquivo 100% Digital”: aproximadamente 20 mil volumes de processos físicos, autuados desde 1970, foram digitalizados utilizando recursos próprios do Supremo como scanners e computadores. A próxima etapa será construir uma ferramenta para pesquisa da documentação por usuários externos. Do STF.
CONDUTA ANIMAL
A técnica pode trazer melhorias ao bem-estar dos animais estudados, identificando comportamentos específicos, como aqueles que sinalizam curiosidade, medo ou interações sociais com outros membros de sua espécie. Pesquisadores suíços desenvolvem IA para analisar comportamento de animais: o sistema permite estudos aprofundados de longo prazo no campo da ciência comportamental, eliminando a necessidade de análise manual de centenas de horas de vídeos por cientistas. O método já está sendo testado no Zoológico de Zurique. Do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique.
Fonte: Filipe Deschamps Newsletter
Designer Gráfico e Curioso de Tecnologia (lucassantos.com.br)
Lucas Santos