A empresa REVERT Soluções Ambientais vai instalar um aterro sanitário no Município. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) aprovou, após estudos e pesquisas, a emissão da carta de anuência para a instalação do aterro sanitário. O empreendimento ajudará na redução de resíduos sólidos no meio ambiente e contribuirá, na avaliação de técnicos da Prefeitura,  na geração de empregos e renda na cidade.

A localização apresentada pela empresa para a implantação do aterro sanitário fica na rodovia Padre Cícero, próximo ao antigo lixão da cidade. Membros do conselho  relataram de forma positiva a instalação do empreendimento na localidade.

De acordo com o ambientalista e eécnico de Meio Ambiente, representante da sociedade civil no conselho, Pedro Torquato, todo equipamento de aterro sanitário já é uma grande vantagem para o município, por ter como característica minimizar os impactos ambientais que os lixões causam.

O Engenheiro Florestal da REVERT, Stephenson Ramalho, garante que a empresa tem a intenção de reduzir ao máximo os impactos gerados pelos resíduos sólidos, realizando um trabalho ambiental e social para o município.

“Estamos trazendo uma proposta de trabalhar o resíduo de forma que não gere impacto, através da construção de uma célula onde serão compactados poluentes como o chorume, através de uma manta, de material impermeável, que é apropriada para evitar qualquer tipo de contaminação do nosso lençol freático”, destacou Ramalho, ao afirmar que a empresa pretende inserir o trabalho dos catadores de resíduos sólidos da região, além de promover trabalhos voltados à educação ambiental em escolas das comunidades vizinhas ao aterro.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU) ressalta a importância de ter mais um aterro sanitário para a cidade e toda a região do Cariri. Segundo o Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, fiscalização e monitoração do empreendimento será intensa, acompanhando toda a implantação do aterro, para que ele atenda toda as normas técnicas de segurança ambiental. 

Com informação da A.I