Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 31 de agosto indicam retração de 0,6% no consumo e de 0,8% na geração de energia elétrica no País, na comparação com agosto de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo no Sistema Interligado Naciona, ao longo do mês de agosto, totalizou 58.859 MW médios, retração de 0,6% na comparação com 59.192 MW médios consumidos no ano passado. O Ambiente de Contratação Regulado, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, registrou queda de 4,9% no consumo, montante que reflete a migração de consumidores para o mercado livre. Sem esse efeito de mercado, haveria aumento de 0,6% no consumo do ACR.

A análise da geração de energia no Sistema, por sua vez, indica a entrega de 60.955 MW médios de energia em agosto, montante 0,8% inferior ao do ano passado. A diminuição tem impacto direto da queda de 14% na produção das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas. As usinas eólicas (+27%) e térmicas (+31%), por sua vez, registraram desempenho positivo no período.