Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Na semana entre 24 e 30 de maio de 2020, a PNAD COVID-19, pesquisa realizada pelo IBGE, estimou que 22,1 milhões de pessoas apresentavam pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal que são investigados pela pesquisa. Cerca de 16,4% daqueles que apresentaram sintomas (ou 3,6 milhões de pessoas) procuraram estabelecimento de saúde em busca de atendimento

Mais de 80% destes atendimentos foram na rede pública de saúde. Entre as pessoas que apresentaram sintomas, mas não foram a um estabelecimento de saúde, 82,4% tomaram a providência de ficar em casa e 58,6% compraram ou tomaram remédio por conta própria. Apenas 4,8% ligaram para algum profissional de saúde e 13,3% compraram ou tomaram remédio por orientação médica.

Os dados são os primeiros resultados da PNAD COVID19, divulgada nesta terça-feira (16) pelo IBGE. O levantamento é uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada com apoio do Ministério da Saúde, para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp