Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Fortaleza inicia, neste sábado (25) a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação do imunobiológico será realizada mediante agendamento, com divulgação de listas nominais diárias no site da prefeitura. Inclusive, as listas de agendados para sábado e domingo, das doses de reforço e do publico geral, já estão disponíveis. A expectativa é atender mais de 27 mil idosos no primeiro dia de aplicação.

A decisão de aplicar a terceira dose foi determinada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Órgão, todos os indivíduos acima de 70 anos que receberam duas doses há seis meses deverão receber o reforço. Após a aplicação desse público, serão contemplados também os imunossuprimidos, após 28 dias da segunda dose.

No último dia 8 de setembro, a Prefeitura de Fortaleza iniciou a aplicação da terceira dose em idosos institucionalizados. Até agora, mais de 600 idosos já haviam recebido o reforço. O grupo foi priorizado devido à maior vulnerabilidade, tanto pela condição de institucionalizados quanto pela idade.

Agora, com o recebimento de doses específicas para o público idoso, o processo será ampliado os outros grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Serão priorizados os idosos da maior para a menor faixa etária, até chegar aos 70 anos.

Documentos necessários no ato da vacinação

Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Idosos restritos ao leito

Para os idosos restritos ao leito, é necessário que o familiar ou responsável se dirija, quando tiver seu agendamento confirmado nas listas, ao posto de saúde mais próximo para notificar a necessidade da aplicação domiciliar. Para solicitar a notificação na unidade, é necessário apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade do idoso.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp