Segundo presidente da comissão, parlamentares terão 13 sessões no plenário da Casa para entregar suas sugestões.

O prazo para que deputados possam apresentar emendas ao texto da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados começou a contar na tarde dessa terça-feira (30). Segundo o presidente da comissão especial, deputado Marcelo Ramos (PRB-AM), o prazo total para a apresentação de emendas à proposta será de 13 sessões no plenário da Câmara. Os parlamentares terão esse tempo para entregar sugestões, independe de quantas reuniões sejam feitas na comissão especial que analisa o tema.

Um acordo inicial chancelado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), previa um prazo de dez sessões a partir do dia 7 de maio, quando os deputados retornam do feriado. Mas o plenário da Câmara completou quórum, nessa terça-feira (30), para realizar sessão, o que fez com que o prazo já começasse a contar.

Até o momento, o site da Câmara registra a apresentação de duas emendas, ambas do Patriota. Uma delas pede a retirada das mudanças para aposentadoria rural e outra que “pretende corrigir o equívoco ao estabelecer que o segurado especial terá direito a 100% da média aritmética de seus aportes para a Previdência Social, independente do tempo de contribuição.”