Integrantes da bancada cearense na Câmara dos Deputados, em Brasília, se reuniram nesta quarta-feira, 27, com o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) André Pepitone Nóbrega para discutir os motivos que levaram o órgão regulador a conceder o reajuste de 24,88% na tarifa de energia cobrada aos cearenses.
O deputado federal Domingos Neto (PSD) disse que vai procurar integrantes do governo federal e do ministério de Minas e Energia para conseguir recursos para diminuir o aumento na conta de luz.
“Nós vamos atrás do governo e buscar o ministério de Minas e Energia para conseguir os recursos necessários para diminuir o reajuste na conta de luz do Ceará”, informou, ao lado de André Pepitone, em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Domingos Neto é o autor do Projeto de Decreto Legislativo na Câmara dos Deputados. Caso ele seja aprovado, o aumento na tarifa de energia seria “sustado”: na prática, o reajuste cairia, não sendo mais válido. O parlamentar trabalha para convencer o presidente da casa, Arthur Lira (Progressistas-AL), a colocar em pauta no plenário, o requerimento com pedido de urgência para votar o PDL.
A proposta tem o apoio da bancada cearense. O deputado federal André Figueiredo, líder do PDT na Câmara, estava na reunião com o diretor-geral e informou que está participando da articulação para votar o Projeto de Decreto Legislativo. Uma decisão “extremada”, na visão do parlamentar, mas necessária, já que a Agência revelou que não pode suspender o reajuste.
“Vamos votar aqui na Câmara o mais rápido possível um PDL para sustar esse aumento”, informou o pedetista.