Como todo começo de ano as tendências vem com força para moldar o que esteticamente estará em alta nos próximos meses. O designer Jacob Cass do site Just Creative, reuniu sete tendências que provavelmente estarão presentes nos projetos gráficos em 2017.
Também é importante lembrar que, apesar do fato de que a estética pode variar de ano para ano, um bom design transcende tendências e se adapta em diferentes situações e contextos.
Do vintage ao motion design, vamos ver o que nos espera. Quem sabe não sai uma boa ideia?
- Minimalismo
É muitas vezes o mais simples dos desenhos que chamam a atenção, principalmente a tendência de “design plano” que domina o mercado. Conseguir transmitir em poucos traços a mensagem de um logotipo é um desafio e tanto.
Para essa evolução do “minimalismo literal” é importante notar que o design minimalista é tanto prático quanto orientado para um propósito: O objetivo é dizer aos seus clientes o que você faz imediatamente e com clareza absoluta.
- Sketch
Logotipos simulando traços desenhados à mão foram populares em 2016 e esta tendência está vindo para ganhar ainda mais terreno em 2017.
- Espaço Negativo
A Gestalt e o uso do espaço negativo para criação de logotipos é uma das soluções visuais mais certeiras.
- Line Art
Começando com força ainda em 2015, a tendência da line art logo manteve sua posição na indústria e é provável ainda estar no topo em 2017.
- Vintage
É moderno ser retrô. E parece quem ainda veremos muito dessa estética ainda.
- Formas simplificadas/Responsivas
Grandes marcas continuam com a tendência de simplificar suas identidades. O ano de 2016 foi marcado por vários cases do gênero e parece que não vai parar por aqui.
- Motion Design
Lootipos pensados para a aplicação em Motion Design (design em movimento) estão aparecendo cada vez mais em projetos gráficos, o uso de GIF’s e animações integradas com tipografia agora se tornam parte essencial do escopo do design de logotipos.