Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

No início da semana, um áudio amplamente compartilhado no WhatsApp deixou dúvidas nos motoristas de Fortaleza sobre ultrapassar ou não os cruzamentos com os semáfaros em vermelho durante a madrugada. O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) declarou que não multa em uma velocidade específica (até 30 km/h). Já a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) não confirma oficialmente se a ação gera ou não infração.

De acordo com o Detran-CE, nas rodovias estaduais, as CEs, os equipamentos de fiscalização eletrônica instalados nos semáforos não registram avanço de sinal vermelho quando o condutor desenvolver velocidade de até 30km, desde que verifique que não haja veículo atravessando o cruzamento, no horário das 20h às 5h59.

A AMC, por sua vez, reforça que os condutores devem respeitar o Código de Trânsito Brasileiro e não avançar o sinal vermelho nas vias municipais. O órgão de trânsito diz cumprir o que determina o artigo 208 do Código, segundo o qual “avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração de natureza gravíssima e tem como penalidade multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na carteira”.