Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O 29 de abril é lembrado no calendário da Medicina como o Dia Internacional da Imunologia. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a data será celebrada nesta quarta-feira (26), das 11h às 13h30min, com ações educativas e serviços de saúde gratuitos, abertos ao público, no Campus do Porangabuçu – em frente ao Departamento de Patologia e Medicina Legal.

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFC farão “tira-dúvidas” sobre automedicação, imunologia e doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e espondilite anquilosante. Haverá, ainda, vacinação contra hepatite B e vírus H1N1, além de testes rápidos para detecção de sífilis e hepatite. Agentes de endemias também estarão presentes para informar sobre dengue, chikungunya e zika.

O Dia da Imunologia é promovido pelos grupos de pesquisa Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS) e Núcleo de Estudo e Pesquisa em Dor, Inflamação e Osteoimunologia (NepDIO) e pelos projetos de extensão Imunoensina e Janela Imunológica, todos vinculados ao Departamento de Patologia e Medicina Legal. Durante o Dia da Imunologia, integrantes desses grupos apresentarão seus projetos. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Conselho Regional de Odontologia.

Fonte: Universidade Federal do Ceará