Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE) confirmou a descoberta de um túnel na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o órgão, foi durante uma inspeção de rotina realizada na noite deste domingo (23) com o apoio do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE). Os agentes retiraram todos os presos da vivência e isolaram o espaço, evitando qualquer fuga durante a madrugada. Viaturas do Batalhão de Choque permaneceram na área externa da CPPL durante toda a madrugada, auxiliando na ação preventiva.

Na manhã desta segunda-feira (24) está sendo realizado o fechamento da escavação. No mês passado, pelo menos duas situações semelhantes foram registradas na penitenciária. No dia 12 de março, onze internos fugiram da mesma penitenciária através de um túnel, durante a madrugada. Um dos presos foi recapturado logo em seguida.

Dois dias após a fuga, outros quatro túneis foram encontrados nas vistorias da Sejus. À época do acontecimento, o presidente do Copen, o advogado Cláudio Justa, afirmou que túneis foram encontrados na Vivência A, onde estão recolhidos internos mais perigosos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).