O senador Eduardo Girão (Podemos) reiterou, em pronunciamento nesta quinta-feira, 7, que apresentou um requerimento para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes seja convidado para uma sessão de debates temáticos sobre os inquéritos que investigam a promoção de atos antidemocráticos e o uso de fake news para atacar membros do Judiciário. Ele informou que o requerimento (RQS 242/2022) foi assinado por 34 senadores. Girão, defendeu o equilíbrio e a harmonia entre os Poderes.

“O STF é muito importante para a democracia, para a República. Mas é preciso lembrar que todos eles [os ministros do Supremo Tribunal Federal] tiveram de ser sabatinados e aprovados nesta Casa. Nós temos a chance, no meu modo de entender, de recuperar a imagem do Senado diante da sociedade”. 

Girão pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que coloque o requerimento na pauta de votações. Em resposta, Pacheco afirmou que o pedido não tem a unanimidade necessária e será analisado posteriormente, sem estabelecer uma data específica para votar o convite ao ministro do STF.

(*) com informações da Agência Senado