Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Eixo Norte da Transposição das Águas do Rio São Francisco receberá quatro conjuntos de motobombas cedidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)  para acelerar a chegada das águas ao Ceará. A cessão dos equipamentos será oficializada em acordo a ser assinado nesta segunda-feira (21) entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e o Governo de São Paulo.

Atualmente, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, as motobombas estão no Município de Sertânia, em Pernambuco. Lá, depois de serem utilizadas para agilizar o enchimento das barragens do Eixo Leste da Transposição, elas também auxiliarão na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação. O aditivo ao Termo de Cessão de Uso Não Oneroso irá ampliar em mais 180 dias o empréstimo das motobombas.

O Ministério acrescenta que os equipamentos devem acelerar a passagem da água ao longo de 260 quilômetros de canais e reservatórios do Eixo Norte do Projeto São Francisco para beneficiar mais de 7,1 milhões de pessoas em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.