O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi homenageado na manhã desta sexta-feira, no município de Morada Nova. Em  solenidade realizada na Câmara Municipal, o parlamentar teve reconhecida a atuação em defesa da população cearense. Eunício ainda visitou o Parque de Vaquejada do município. 
De acorod com o vereador Narcélio Cordeiro, propositor da homenagem, Eunício merece congratulações por diversos motivos, três em especial. Por ter defendido a lei que permite a renegociação das dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca, destinado recursos para o hospital que atende a população de Morada Nova e batalhado para tornar realidade a PEC da Vaquejada, que legalizou a atividade em todo o país.
Ao agradecer a honraria, Eunício destacou que sempre contou com o carinho da população de Morada Nova. “Quis o destino que eu fosse o político mais votado da história do Ceará, e a população de Morada Nova sempre foi bastante generosa comigo. A vida nos proporciona dificuldades para que possamos superá-las. Além de fortes, somos esperançosos e batalhadores por nossas causas”, ressaltou.
Ao destacar os principais desafios da conjuntura política atual no Brasil e no Ceará, Eunício afirmou que luta diariamente por melhorias para a população, especialmente a mais vulnerável. Ele citou, inclusive, a destinação de recursos para a obra do Cinturão das Águas do Ceará e para o Eixo Norte da Transposição do São Francisco. 
Em relação à PEC da Vaquejada, Eunício confessou que não foi fácil, devido à resistência contra a prática, hoje considerada bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro. “Tivemos que alterar a Constituição Federal para proteger uma atividade que garante trabalho e renda para mais de 700 mil pessoas, e que faz parte da nossa realidade nordestina. Morada Nova vai realizar a primeira Vaquejada legalizada, e é bom poder ter a consciência do nosso dever cumprido”.
O presidente da Câmara Municipal de Morada Nova, Jorge de Brito, parabenizou Eunício pelas conquistas e deixou a Casa sempre aberta ao parlamentar. Ele ressaltou a importância da Transposição do São Francisco, bem como uma requalificação do perímetro irrigado da região.
O ex-prefeito de Morada Nova, Gláuber Castro, prestigiou a solenidade. Para ele, o momento mostrou várias conquistas para a cidade. “Ter a presença  do presidente do Congresso Nacional na cidade, realizar a primeira Vaquejada legalizada, a vinda de Eunício à terra do Vaqueiro. Tudo isso é uma forma de abraçar e dizer nosso muito obrigado ao senador”, disse. 
Após a solenidade, Eunício foi até o Parque de Vaquejada João de Deus Girão, onde acontece a 74° Festa do Vaqueiro de Morada Nova. No local, ele participou da inauguração da capela de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira dos vaqueiros. 
Coube ao Ceguinho Aboiador cantar o agradecimento da população ao empenho de Eunício Oliveira em legalizar a Vaquejada em todo o Brasil. Os diretores da Associação dos Vaqueiros e Criadores de Morada Nova divulgaram nota de reconhecimento a Eunício “pela demonstração de sensibilidade aos preceitos da nossa cultura vaqueira, fazendo justiça ao tornar a Vaquejada legal”. A entidade é presidida por Fátima Andrade Girão. 
Mais uma vez, Eunício proferiu palavras de agradecimento. “É uma grande alegria inaugurar essa capela, um símbolo da fé e da fortaleza do nordestino. Além de forte, é corajoso e esperançoso. Fui autor do projeto que regulamentou a profissão de vaqueiro, pois acredito que o Brasil democrático é de todos os brasileiros”, afirmou Eunício.
Com informações Assessoria de Comunicação do Senador Eunicio Oliveira (PMDB)