Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O clima ensolarado do Estado é um convite aos cearenses e aos turistas para se expor ao sol, porém é preciso ter cuidados para se proteger e evitar doenças como o câncer de pele, que neste mês, é lembrado por meio da campanha Dezembro Laranja. Para falar sobre o assunto e alertar a população sobre os cuidados para evitar a doença, a dermatologista e Diretora do Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, Araci Pontes, concedeu entrevista aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida no Jornal Alerta Geral desta terça-feira (1).

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

A dermatologista Araci Pontes afirma que a maioria das pessoas ainda não se conscientizou sobre os riscos que a exposição desprotegida ao sol pode causar à pele a longo prazo. A médica destaca a importância de se alertar a população sobre os cuidados que se devem ter para prevenção da doença, destacando que o câncer de pele é o mais comum em todo o mundo e por isso a campanha se torna importante para conscientizar os cidadãos.

“(A campanha) sempre tinha sido feita com o exames, com mutirões de exame de pele. Este ano, infelizmente, devido à pandemia, não foi possível fazer esse mutirão para exame físico de detecção de câncer de pele”, diz a dermatologista, que afirma a continuidade dos trabalhos da campanha nas redes sociais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp