Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O II Encontro de Brincantes de Babau da Paraíba promete animar o sábado (8) na cidade de Mari. O evento reunirá bonequeiros, pesquisadores, gestores públicos e a sociedade civil para discussões acerca da construção do Plano Nacional de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco, personagens famosos do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, estão entre as atrações. Em 2015, eles ganharam o título de Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O encontro também terá exposições, mesas redondas, rodas de conversas, realização de oficinas, exibição de documentários e diversas apresentações.

A cidade de Mari, onde o evento ocorre, é um lugar que tem como referência o legado deixado por Antônio Alves Pequeno – Antônio do Babau, que influenciou e ainda influencia várias gerações de bonequeiros por todo Brasil.

A iniciativa visa despertar o estado da Paraíba para a importância da manutenção de seu patrimônio cultural, sendo ele a memória histórica de saberes e fazeres específicos, que se mantêm vivos e produtivos na sociedade brasileira.