Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Com medo da derrota

Ao mesmo tempo em que desistiu de pedir no STF a suspensão do inquérito aberto contra ele após as delações do grupo JBS, Michel Temer recrudesceu o esforço para tentar, no Congresso, se reerguer da pior crise de seu governo. O presidente mobilizou líderes de partidos governistas e pediu empenho para aprovar, nas próximas duas semanas, um pacote de medidas econômicas que consigam recuperar o apoio de organizações da sociedade civil e do mercado financeiro.

Última que morre

O Ceará ainda pode ter de volta o dinheiro que gastou para preparar o terreno que receberia a refinaria prometida pela Petrobrás?  O deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos acredita que sim. Ele viajou para o Rio de Janeiro, onde participa de reunião com o presidente da estatal, Pedro Parente, para tratar desse assunto. Só lembrando: já faz um ano que a Petrobrás prometeu reembolsar o Estado mas, até agora, nem sinal da grana.

 

Lar-doce-lar

A Caixa Econômica Federal realizará, de 26 de maio a 25 de junho, o Feirão da Casa Própria. Considerado o maior do ramo imobiliário, o evento contará, em 2017, com mais de 228 mil imóveis novos e usados, que serão ofertados em todas as modalidades de crédito habitacional do banco. O Feirão será realizado em dois finais de semana, entre os dias 26 e 28 de maio e 23 e 25 de junho, em 14 cidades. No primeiro final de semana, acontecerá em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belém, Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Goiânia e Uberlândia. No segundo final de semana, será em Fortaleza, Brasília e Curitiba.

Capital de giro

O Banco do Nordeste lança, nesta quarta-feira, 24, no Passaré, o Giro BNB Digital, produto desenvolvido com base em plataforma digital, cuja operacionalização é feita toda de forma automatizada para ser oferecido às empresas varejistas indicadas por atacadistas que formalizaram previamente parcerias com o BNB. O objetivo é propiciar aos varejistas mais conveniência, segurança e rapidez nas suas compras dos atacadistas e trará vantagens para ambos. A nova plataforma combina o diferencial dos prazos e das taxas de juros exclusivos, com recursos do FNE, e a conveniência do crédito automatizado e simplificado, rotativo e pré-aprovado.

Vantagens

Os varejistas poderão recompor seus estoques de mercadorias com as vantagens do pagamento à vista aos atacadistas, com prazos de reembolsos mais estendidos, o que possibilita aumento das vendas e melhor acesso ao crédito, com a garantia do atacadistas. “O modelo de crédito favorece o fortalecimento dos mercados varejistas e atacadistas e deverá contribuir para a expansão dos negócios das empresas da nossa região”, afirma o superintendente de Negócios de Varejo e Agronegócio do BNB, Luiz Sérgio Machado.

Pontapé inicial

Na quarta-feira, serão formalizados os primeiros acordos de cooperação entre o banco e três atacadistas cearenses: Jotujé Distribuidora, JA Distribuidora e Empório Cearense, pioneiras no Estado e que oferecerão condições diferenciadas aos seus clientes, possibilitando aos varejistas adquirir mercadorias com crédito rotativo e pré-aprovado, prazos mais cômodos e com taxas de juros atrativas do FNE, além de contar com bônus de 15%, no caso de pagamento em dia.

Agroamigo Sol

No mesmo dia, às 10h, o Banco do Nordeste lança o Agroamigo Sol, nova linha de crédito voltada para implantação de sistemas de micro e minigeração de energia solar a agricultores familiares. Com a metodologia do microcrédito orientado, os financiamentos beneficiarão principalmente pequenas propriedades rurais.

Moda

Será lançado hoje, na FIEC, o Programa Fortalecimento da Cadeia da Moda do Ceará, por meio do Projeto Indústria da Moda do Ceará, que tem como objetivo promover a competitividade entre pequenos negócios de vestuário, através do estímulo à melhoria e gestão, à inovação e à geração de novos negócios, valorizando a cadeia local de vestuários e de gemas e joias. O projeto, que tem à frente o Sebrae no Ceará, em parceria com o Sistema Fiec e com o apoio do Sinditêxtil, Sindiroupas e Sindiconfecções, visa fortalecer e reposicionar a cadeia produtiva da moda cearense.

Moda 2

A expectativa inicial é atender 45 micros e pequenas empresas dos segmentos de moda, fabricantes e varejistas, assessórios e joias de três regiões cearenses: Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e Cariri. As ações envolvem consultorias gerenciais e tecnológicas, capacitações, seminários, palestras, oficinas, rodadas de negócios, além de apoio a eventos de relevância no setor. Com a implantação do projeto o objetivo é aumentar o registro de casos de sucesso relativos a boas práticas de gestão e associativismo, ampliar em 10% a competitividade até dezembro de 2017.

Parada indigesta

O Decon precisa dar uma nova passada pelo estacionamento do Aeroporto Pinto Martins, administrado pela Master Park. Definitivamente, não é razoável cobrar R$ 16,00 pela hora de permanência no estacionamento, que não oferece o mínimo conforto de uma coberta de proteção do veículo contra o sol inclemente de Fortaleza. Aliás, tudo é mais caro no aeroporto, sem uma justificativa plausível para exploração do consumidor.