Os fiéis cearenses ganham a atenção do país nesta segunda-feira (24) . Isso porque, hoje, a cidade do Crato, um dos polos do turismo religioso cearense, foipalco de mais uma demonstração de fé. Benigna Cardoso, a Menina Benigna, foi beatificada durante uma celebração religiosa realizada nesta segunda-feira (24). Ela, agora, será a primeira beata do Ceará reconhecida pelo Vaticano. A medida é, inclusive, o primeiro passo para que Menina Benigna possa ser, futuramente, canonizada pela Igreja Católica Apostólica Romana. Ou seja, Benigna pode virar santa. A cerimônia foi realizada no município do Crato.

Quando tinha 13 anos, no dia 24 de outubro de 1941, Benigna, que residia em Santana do Cariri, no Cariri cearense, estava indo buscar água no poço que abastecia sua casa. Porém, neste dia, Raul Alves, um conhecido, que estudava em sua mesma escola e já vinha assediando a adolescente, a perseguiu e tentou ter relações sexuais com ela, que se recusou. Extremamente católica e temente, Benigna entendia que o ato seria uma ofensa a Deus. Por conta disso, ele tentou estuprá-la e, por sua resistência, a matou com um facão.

Desde então, a adolescente passou a ser venerada como um mártir da pureza e da castidade. Por conta disso, sem precisar de apresentação de algum milagre, o Papa Francisco assinou, em 2019, decreto que reconhece o martírio da menina brasileira. A celebração será realizada pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, que representa o papa. A data de sua beatificação coincide com a de seu assassinato.

REPRESENTATIVIDADE NA ATUALIDADE

Desde maio de 2019, o dia 24 de outubro é também o Dia de Combate ao Feminicídio no Ceará. A data foi instituída pela Lei 16.892, que prevê a realização de campanhas, debates e seminários para conscientizar a população sobre a importância do combate ao feminicídio e a outras formas de violência contra as mulheres.

PROGRAMAÇÃO DE BEATIFICAÇÃO

A agenda foi divulgada pela Arquidiocese do Crato

15h – Início da Cerimônia de Beatificação de Benigna Cardoso no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante
16h – Apresentação Musical “A Hora do Martírio”
17h – Liturgia solene da beatificação pelo cardeal Leonardo Steiner