O número de veículos novos adquiridos por meio de financiamento subiu 0,5% em junho ante igual mês do ano passado, para 150 mil unidades, informou nessa quarta-feira a B3, empresa resultante da fusão entre BM&FBovespa e Cetip. Trata-se do segundo crescimento nesse tipo de comparação – em maio a alta foi de 10,1%, a primeira desde fevereiro de 2014.

No entanto, os resultados positivos dos dois últimos meses foram insuficientes para evitar a queda no acumulado do ano. O primeiro semestre, pressionado pelas retrações registradas nos primeiros meses do ano, terminou com queda de 3,9%, com o financiamento de 845,2 mil unidades novas.

O desempenho negativo dos financiamentos na primeira metade do ano contrasta com o crescimento, no mesmo período, do mercado como um todo, que inclui as vendas à vista. As vendas totais de veículos novos, financiadas ou não, tiveram expansão de 3,7% no período de janeiro a junho de 2017 ante igual intervalo de 2016, com o emplacamento de 1,019 milhão de unidades.