Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os cearenses que ainda não se vacinaram contra o sarampo têm até esta sexta-feira (13), para se imunizar. A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano é voltada para jovens de 5 a 19 anos. Quem ainda não se vacinou, precisa procurar um dos postos de saúde do Estado. A meta é imunizar contra o sarampo, caxumba e rubéola, cerca de 135 mil crianças e jovens.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o início do mês foram vacinadas 28.783 pessoas nessa faixa etária. Essa etapa da campanha busca vacinar crianças e jovens que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo.

A segunda etapa da campanha começa no dia 16 de março e vai até o dia 30 de abril com foco nas pessoas de 30 a 59 anos. A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar. É uma doença altamente contagiosa e a estimativa é que aproximadamente 131 mil 472 pessoas não estejam vacinadas no Ceará, segundo o Ministério da Saúde.

Até o final do ano passado, foram notificados 285 casos de sarampo no Ceará, sendo apenas nove confirmados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp