Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As areias do Aterrinho da Praia de Iracema foram palco da comemoração que celebrou o aniversário de 291 anos da capital cearense. Promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), a festa movimentou a população fortalezense a partir as 20h desta quarta-feira (12/04), com apresentações de artistas locais que se estenderam até a madrugada desta quinta-feira (13/04). Raimundo Fagner cantou e encantou o público presente, que pôde, ainda, prestigiar a pluralidade do cenário musical cearense por meio do espetáculo “Para Cantar Fortaleza”.

O prefeito Roberto Cláudio, acompanhado da primeira-dama, Carol Bezerra, prestigiou a festa, comemorou as vitórias conquistadas ao longo da gestão e enfatizou os desafios enfrentados na busca por uma Fortaleza mais justa e mais feliz. “Fortaleza está de parabéns por ser uma civilização vitoriosa, que, hoje, celebra a vida, a alegria, a construção de um povo que tem uma mesma cultura, uma mesma origem. Mas, mais do que isso, somos uma cidade em que ainda há desafios, que tem, pela frente, a necessidade de continuar promovendo a inclusão social, de se planejar melhor, de ter mais saneamento, mais infraestrutura, mais educação, mais saúde, mais segurança. E é isso o que devemos ter em consciência, a percepção de que esta cidade, até hoje, foi vitoriosa, mas que persiste com desafios futuros, e é isso o que a gente precisa enfrentar. Eu sou prefeito há quatro anos, tenho lutado para melhorar a qualidade de vida de algumas realidades locais e, daqui pra frente, o desafio é fazer, em quatro anos, mais e melhor do que foi feito no passado”, destacou o gestor.

“A Prefeitura de Fortaleza dá um presente para esta jovem senhora, que completa 291 anos, e demonstra toda a sua pluralidade, riqueza e diversidade musical. A gente tem aqui, desde nomes consagrados do pessoal do Ceará, Rodger Rogério, Mona Gadelha, até a novíssima música plural e universal cearense. A culminância deste processo não poderia ser diferente: Raimundo Fagner, que é o grande poeta do Ceará”, destacou o titular da Secultfor, Evaldo Lima.

O estudante fortalezense Miguel Soares, hoje residente em São Paulo, chegou cedo ao local da festa para não perder nenhuma atração da noite. “Estou na minha terra de origem em virtude da Semana Santa e, por uma feliz coincidência, tendo a oportunidade de comemorar o aniversário da minha Cidade. Fagner é meu cantor preferido. A oportunidade de vê-lo é motivo para comemorar em dose dupla”, disse.

Espetáculo
Com direção musical de Mimi Rocha, o espetáculo “Para Cantar Fortaleza” abriu as festividades no Aterrinho, reunindo os cantores Mona Gadelha, Rodger Rogério, Daniel Groove, Fernando Catatau, Roberto Viana, Roberta Fiúza, Nayra Costa, Aldo Sena, Lucinha Menezes e Mateus e Bruno Perdigão (Banda Luxo da Aldeia), interpretando canções que contemplam a história e o cotidiano da capital do Ceará.

A cantora Lucinha Menezes, já consagrada em cenário nacional, trouxe, em seu repertório, uma bela homenagem ao cantor Belchior e não escondeu a satisfação em participar da festa. “Eu moro no Rio há 15 anos, mas o meu lugar é aqui. Esta é a minha terra. Cantar no aniversário de Fortaleza é algo que não se pode pôr em palavras. Sentimentos são difíceis de ser descritos. O que sinto neste momento é grandioso por viver um momento estético e, ao mesmo tempo, cheio de raízes. Eu posso fazer shows em qualquer lugar do mundo. Quanto mais eu me afasto, mais eu me sinto daqui, mais as minhas pernas criam raízes. Esta é a minha terra, e eu a amo”, declarou, emocionada.

Raimundo Fagner presenteou a Cidade cantando os maiores sucessos de sua carreira e relembrou a infância, que se configurou, em sua maior parte, nas areias da Praia de Iracema. “Esta é a primeira vez que eu canto aqui, na Praia de Iracema, mas a minha infância foi toda ali, naquela esquina. Este é um dos poucos lugares onde eu nunca cantei e estou tendo o prazer de estar na Festa de Aniversário de Fortaleza, com a presença de todos e, principalmente, ao lado desta banda de cearenses”, afirmou.

Além de trazer alegria à população, a Festa de Aniversário de Fortaleza ampliou as possibilidades de aprimorar a renda dos vendedores ambulantes que se cadastraram para atuar na ocasião. “Fortaleza merece essa festa bonita! A gente se diverte e ainda aproveita pra ganhar um dinheirinho a mais”, comemorou Moisés Brito.

O governador do Estado, Camilo Santana, participou da comemoração, reafirmando o sucesso da parceria entre os poderes municipal e estadual, que vem reverberando na consolidação de grandes projetos, como o IJF 2, a construção de unidades habitacionais, as Areninhas e, dentre muitos outros, as Unidades Integradas de Segurança de Fortaleza.

“Devemos parabenizar toda a população de Fortaleza, um povo trabalhador, um povo alegre, um povo destemido, um povo que sempre supera as adversidades. Essa é uma característica do fortalezense e do cearense. Ceará e Fortaleza têm sido destaque nacional apesar das dificuldades na economia brasileira e das dificuldades políticas. Estamos aqui dividindo este momento de alegria com a cidade de Fortaleza, com seus 291 anos, acompanhando grandes shows e reiterando o nosso compromisso de continuar trabalhando, em parceria com o prefeito Roberto Cláudio, pelo bem de Fortaleza”, reiterou.

Para garantir a segurança e a diversão dos presentes, foi disponibilizado, antes, durante e após a festa, o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania, da Emlurb, da Etufor e da Secretaria de Saúde.

A festa de aniversário contou, ainda, com operação especial de mobilidade para garantir o acesso do público ao evento com tranquilidade e praticidade. Foram sete linhas especiais disponibilizadas pela Etufor, ligando os terminais de integração à Praia de Iracema. De 0h às 23h59 do dia 13/04, a Tarifa Social estará em vigor, garantindo o transporte do fortalezense por R$ 2,60 (inteira) e R$1,30 (meia).

Com informação da A.I

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp