Fortaleza voltou a registrar aumento no número de mortes por causa da Covid-19. As informações constam no boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira, 21, pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, que qualificou a volta das mortes neste cenários como frequentes.
“O aumento de casos característico da terceira onda já se reflete, embora com menor magnitude, no padrão de mortalidade. Entre os dias 14 e 20 de janeiro de 2022 ocorreram 36 (trinta e seis) óbitos, com média móvel estimada de 5,1. No cenário atual, as mortes por covid-19 voltaram a ser um evento frequente. Considerando o mês de janeiro, houve registro de 82 óbitos causados pela doença”, revela o documento.
As mortes registradas foram causadas pelo que o cenário epidemiológico definiu como “terceira onda da Covid-19”, que, após a chegada da variante Ômicron, fez com que os casos da doença aumentassem na Capital.
O documento traz um alerta para aqueles que não se vacinaram e os que não completaram o ciclo vacinal. “A diminuição das fatalidades vinha sendo sustentável, potencializada pela vacinação de um grande contingente populacional. No entanto, a introdução de uma nova variante altamente transmissível e que, mesmo menos agressiva, tem potencial de causar casos graves, sobretudo em pacientes não vacinados ou com imunização incompleta, provocou novo aumento das mortes diárias”.