Idealizado pela Coordenação de Engenharia de Trânsito do DNIT Sede, em Brasília, o Projeto tem como principal objetivo educar as crianças para o trânsito e torná-las fatores multiplicadores das ações realizadas, como aponta o Coordenador de Engenharia de Trânsito, Lucas de Araújo Bôto.

Mais de 2.200 crianças participaram do projeto itinerante Galera do DNIT no primeiro semestre desse ano. Realizado em escolas públicas localizadas até um quilômetro de distância das rodovias federais, onde há movimento grande de veículos e comunidades ao redor, a iniciativa já passou pelas cidades de Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT) e Araguaína (TO).

Os estudantes aprendem a teoria e prática sobre a importância da gentileza no trânsito, noções de sinalização e de comportamento seguro. “Os temas foram abordados de forma lúdica em uma palestra interativa sobre trânsito. Depois os alunos participaram de jogos de fixação do conhecimento”, explica a pedagoga do DNIT, Kenya Estrela.

Na área externa de cada uma das escolas, é instalado um circuito de trânsito onde as crianças percorrem todo o caminho como pedestres e ciclistas, enquanto aprendem, na prática, as principais formas de sinalização. Também faz parte das brincadeiras um jogo de tabuleiro gigante, que traz diversas situações de segurança e risco no trânsito.

“Como autoridade de trânsito, o DNIT também tem a missão institucional de promover ações de educação para prevenir a quantidade significativa de acidentes que, infelizmente, existem no trânsito brasileiro”, explica o Diretor de Infraestrutura Rodoviária, Luiz Antônio Ehret Garcia. Para o diretor, ao conscientizar uma criança, ela, automaticamente, repassará a informação aos pais. “Quando uma criança entrar no carro e colocar o cinto de segurança, logo cobrará que os pais coloquem também”, conclui.

Projeto será levado a todos os estados

De acordo com a Analista em Infraestrutura do DNIT, Nayara Sampaio, as atividades são realizadas com crianças entre 6 e 12 anos, faixa etária em que passam a andar sem a companhia dos pais. “Sabemos do impacto que as rodovias trazem para as comunidades ao redor, por isso, escolhemos as escolas. Por meio delas, atingimos as crianças e seus familiares”, ressalta Nayara.

O Projeto, que já foi realizado em quatro estados apenas nesse ano, chega ao Ceará na próxima quinta-feira, dia 29, nos municípios de Maracanaú e Caucaia. Contamos com a presença da imprensa local para registro e divulgação dessa importante ação.

Segue abaixo o cronograma para o dia 29/06, será na Escola Indígena Marcelino Alves de Matos.

CRONOGRAMA – 2ª ESCOLA
Saída da Superintendência 13:00h
Chegada na escola 13:30h
Palestra 14:00h
Lanche 14:40h
Circuito de brincadeiras 15:00h
Encerramento 16:30h