O Governo do Estado do Rio de Janeiro determinou o uso obrigatório de máscaras após o aumento do número de casos de Covid-19 em unidades de ensino superior. A Universidade Federal (UFRJ), a Universidade Estadual (Uerj) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) retomaram a obrigatoriedade da proteção facial.

O uso da máscara foi recomendado por outras instituições de ensino superior – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), assim como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

A medida é adotada em meio ao crescimento do número de pessoas infectadas pela Covid-19. A nova subvariante da Ômicron, a BQ.1, teve a transmissão local confirmada no início de novembro. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, até o dia 26 de novembro, a taxa de positividade na capital fluminense era de 29% em pacientes testados para a Covid-19.