Diversas pesquisas clínicas foram desenvolvidas com o intuito de estudar as implicações relacionadas ao Zika com as notificações do vírus associado à microcefalia, desde outubro de 2015. Nesta terça-feira (11), o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, referência em obstetrícia e neonatologia, com atendimento de alta complexidade, sediará o seminário internacional “Desenvolvendo capacitação em pesquisa clínica – Introdução à network REDe”. O encontro será com a diretora da Global Health Network, do London College, Trudie Lang, às 9 horas, no Auditório II do Centro de Estudos, localizado na Avenida Imperador, 372, Centro de Fortaleza. Para se inscrever, basta enviar e-mail para [email protected] , com nome, contato, profissão e instituição.

Ao todo, são disponibilizadas 70 vagas. Podem participar enfermeiros, médicos, farmacêuticos, profissionais de laboratório, analistas de dados, entre outros, do Hospital César Cals e de outras instituições de pesquisa, independente da área de efemeridades e outros tipos de estudos. O seminário vai propor uma abordagem referente ao conhecimento e difusão das informações relativas à pesquisa clínica em todo o mundo. É uma maneira de aproximar a realização de pesquisas dos profissionais de saúde, independente das condições adversas, e não somente nos grandes centros. Mesmo em condições limitadas, os estudos podem e devem ser desenvolvidos.

“A ideia é que haja uma difusão de que a pesquisa clínica pode e deve ser feita em locais com poucos recursos, em condições mais adversas”, afirma o médico infectologista, Robério Dias Leite. O foco do seminário é mostrar também as ferramentas disponíveis que ajudam a desenvolver habilidades para pesquisas clínicas. No mesmo dia, haverá ainda, a partir das 14 horas, um Workshop direcionado aos profissionais da saúde que normalmente não estão envolvidos com pesquisas e estão em regiões mais remotas, onde a aplicação desses trabalhos ainda é pouco explorada.

Conforme explica Robério, “será uma conversa com os profissionais para ouvir o que eles pensam sobre o que é pesquisa, ver o que lhes falta e o que é necessário para que eles iniciem a coleta de dados”. Nesse momento, os temas serão direcionados aos profissionais de saúde que trabalham com casos de microcefalia e bebês com Zika e serão discutidos os direcionamentos que devem ser aplicados, sempre destinados às pesquisas.

Iniciativa

Esta iniciativa no Hospital Geral Dr. César Cals está relacionada ao estudo do ZIKAction, que reúne diferentes centros de estudos em vários países. Desde o ano passado, o HGCC foi convidado a participar por meio do acompanhamento de gestantes e notificações das taxas de ocorrência do vírus Zika na gestação e transmissão direta para o bebê. Daí a importância da participação dos profissionais do Hospital César Cals, bem como de outras instituições, para o aprimoramento das pesquisas. O estudo está vinculado à Paediatric European Network for Treatment of AIDS (PENTA), sediada em Pádua, na Itália, considerando as experiências e colaboração nas pesquisas referentes à transmissão vertical do HIV em crianças.

Rede Global de Saúde

A Global Health Network (Rede Global de Saúde) é uma plataforma para o intercâmbio de conhecimento, partilha de métodos de investigação e facilitação da colaboração entre profissionais de saúde globais para abastecer, mais rápido e com melhor evidência, as informações para melhorar a saúde em contextos de recursos limitados. A rede já foi acessada, desde 2011, em mais de 150 países, bem como os módulos de e-learning, de livre acesso, com mais de 260 mil visitas. O objetivo é fomentar esta nova ferramenta para facilitar a pesquisa de saúde global.

Com informação do Governo do Estado do Ceará