Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma pesquisa do Ibope, contratada pelo Jornal O Povo e divulgada na noite desta sexta-feira, aponta que, a 9 dias do primeiro turno da eleição, o candidato do PSD à reeleição, Naumi Amorim, aparece com 47% dos votos válidos, podendo ganhar a disputa pela Prefeitura de Caucaia no dia 15 de novembro.

Em segundo lugar, em termos de votos válidos, aparece o candidato do PROS, Vitor Valim, com 22%, seguido de Emília Pessoa, do PSDB, com 17%, e Elmano de Freitas (PT), com apenas 9% de votos válidos. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos, Vitor e Emília está empatados tecnicamente.

A eleição pode ser encerrada no primeiro turno se um dos candidatos a prefeito receber mais de 50% dos votos válidos. A eleição é realizada em dois turnos nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que, em Caucaia, 222.128 eleitores estão aptos a votar em 2020.

Os números do Ibope deixaram os aliados de Naumi Amorim entusiasmados para intensificar atividades de campanha que o levem à vitória no primeiro turno. Com o cenário traçado pelo Ibope, o senador Cid Gomes (PDT) é um dos aliados de Naumi Amorim que entraram nas articulações da reta final da campanha. Já o candidato do PROS, Vitor Valim, tenta atrair o apoio do presidente Bolsonaro para levar a eleição ao segundo turno e evitar ser ultrapassado pela candidata Emília Pessoa.

VOTOS VÁLIDOS APURADOS PELO IBOPE

Naumi Amorim (PSD): 47%
Vitor Valim (Pros): 22%
Emilia Pessoa (PSDB): 17%
Elmano de Freitas (PT): 9%
Sebastião Conrado (PMB): 2%
João Ary (PMN): 1%
Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB): 1%
Rodrigo Santaella (PSOL): 1%

PESQUISA ESTIMULADA

A pesquisa estimulada feita pelo Ibope, quando os entrevistadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos, aponta que, se o primeiro turno fosse hoje, Naumi Amorim receberia 41% dos votos, seguido por Vitor Valim (19%) e Emilia Pessoa (15%). Em quarto lugar, surge Elmano Freitas, com 8%. O candidato do PMB, Sebastião Conrado, tem 2%, enquanto João Ary (PMN), Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB) e Rodrigo Santaella (PSOL) aparecem, cada um, com 1% das intenções de votos. Entre os entrevistados, 6% votariam ou anulariam o voto, e outros 5% não souberam ou não quiseram responder.

NAUMI LIDERA PESQUISA ESTIMULADA

Naumi Amorim (PSD): 41%
Vitor Valim (Pros): 19%
Emilia Pessoa (PSDB): 15%
Elmano de Freitas (PT): 8%
Sebastião Conrado (PMB): 2%
João Ary (PMN): 1%
Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB): 1%
Rodrigo Santaella (Psol): 1%
Branco/nulo: 6%
Não sabe/não respondeu: 5%

A pesquisa espontânea, quando os eleitores respondem sem citação, pelos entrevistados, dos nomes dos candidatos, revela que Naumi Amorim tem quase um triplo de votos atribuídos ao segundo colocado, que é Vitor Valim. Os números da pesquisa espontânea mostram Naumi com 36% de apoio dos eleitores, seguido de Valim (13%), Emília (10%) e Elmano (7%). Veja os números!

PESQUISA ESPONTÂNEA

Naumi Amorim (PSD): 36%
Vitor Valim (Pros): 13%
Emilia Pessoa (PSDB): 10%
Elmano de Freitas (PT): 7%
Sebastião Conrado (PMB): 1%
João Ary (PMN): 1%
Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB): 1%
Rodrigo Santaella (Psol): não foi citado
Outros: 1%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 20%

REGISTRO NA JUSTIÇA ELEITORAL

A pesquisa sobre as intenções de votos dos eleitores no primeiro turno da cidade de Caucaia foi contratada pelo Jornal O POVO, ouviu, entre os dias 2 e 4 de novembro, 504 eleitores, tem uma margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, nível de confiança de 95% e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-07457/2020.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp