Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Deputado João Jaime (DEM) alerta a iminência da paralisação do Poder Judiciário do Ceará com a ideia de extinção de 30 comarcas. Segundo ele, o projeto circula no TJCE, que “deveria era criar mais comarcas”. Disse ainda, “ora, enquanto a população e o número de processos crescem, como surge essa ideia bizarra? – pergunta. Para João Jaime, o Estado deveria era contratar mais juízes e mais servidores para o Judiciário.

Carnificina

O relatório do Comitê em Defesa dos Jovens e Adolescente, de autoria do deputado Renato Roseno (PSOL), revelou que, no período de 2011 a 2015, nada menos do que 4.470 garotos foram assassinados no Ceará. O documento sugere maior participação dos prefeitos na luta contra a violência juvenil, com investimentos públicos e privados em lazer, esportes e equipamentos culturais, além de educação e saúde.

 

Borracha

O médico Maximiano Chaves fazia elogiável trabalho na Funasa do Ceará. Foi exonerado pelo presidente Temer porque o deputado federal Vitor Valin, que indicou o coordenador, não votou pela reforma das leis trabalhistas. O próximo a assumir a Funasa apaga tudo já feito e recomeça o trabalho, Assim caminha a humanidade… e o Brasil não avança.

Futuro da praia

 

Comissão de Turismo da Assembleia vai discutir, em audiência pública, a permanência ou não das barracas da Praia do Futuro, por solicitação do deputado Sergio Aguiar. Foram convidados para o evento representantes de 20 entidades, entre elas Ministérios Público estadual e federal, Sema, Sauma, Trade Turístico, FIEC, SEBRAE, Abrasel, Sindicatos, Ministério do Trabalho, secretarias de Turismo de Fortaleza e do Ceará.

 

Acesso restrito

A Justiça Federal em Curitiba decidiu suspender prazos processuais e o atendimento ao público no dia 10 de maio, por causa da audiência de Lula. As sedes judiciais permanecerão fechadas durante todo o dia, impossibilitando o acesso de magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. Só poderão entrar advogados e procuradores envolvidos diretamente na ação, funcionários de apoio, além de Sérgio Moro e do próprio Lula. A lista de pessoas autorizadas será encaminhada à PM paranaense. Lula só dá prejuízo aos brasileiros.

Soltem logo o homem!

Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski conseguiram impedir a delação premiada de Antonio Palocci. De acordo com o jornal Valor, o Italiano foi explícito: “Em conversa mantida durante o período da manhã com os criminalistas Adriano Nunes Bretas e Tracy Reinaldet dos Santos, Palocci informou ter repensado a sua decisão sobre tentar se tornar delator e desconstituiu os advogados. Conforme apurou o Valor com pessoas que têm acesso à carceragem da PF paranaense, Palocci explicou aos defensores que o fato de José Dirceu ter conseguido a liberdade por meio do habeas corpus o fez reavaliar a opção de buscar a delação premiada”.

Análise do Antagonista

Edson Fachin levou o pedido de liberdade de Antonio Palocci ao plenário do STF. Qual será o placar do julgamento? Gerson Camarotti, do G1, diz: “Tudo indica que a análise do habeas corpus de Palocci será muito apertada. Assim, a tendência é de que o voto de desempate será de Cármen Lúcia”. Gilmar Mendes vai votar pela soltura de Antonio Palocci, assim como Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Marco Aurélio Mello é conhecido por soltar todo mundo, inclusive o goleiro Bruno.

Análise do Antagonista 2

Na Primeira Turma, Rosa Weber tem votado para manter os criminosos na cadeia, mas às vezes é simpática ao PT, e isso pode ser determinante no julgamento do operador de Lula. Edson Fachin já negou o habeas corpus a Palocci. A expectativa é que seja acompanhado por Luís Roberto Barroso. Alexandre de Moraes sempre defendeu a Lava Jato, é improvável que queira queimar sua carreira no STF. Luiz Fux deve manter o Italiano na cadeia, mas já está sendo pressionado pela imprensa petista. Celso de Mello é um mistério. Carmem Lúcia deverá bater o martelo.

Precisa-se

Nestes tempo bicudos de desemprego, a Marinha dá uma boa notícia. Abriu concurso para seu quadro técnico, com 29 vagas de nível superior nas áreas de direito, comunicação social, informática e educação física.  Outras 64 vagas estão sendo oferecidas para o Corpo de Engenheiros e 146 para o Corpo de Saúde. Os concursos são para ambos os sexos. Uma novidade para este ano é a prova de títulos. Para concorrer é preciso ter menos de 36 anos e curso superior na área pretendida ou estar no ano de conclusão.

Precisa-se 2

A inscrição deve ser feita, preferencialmente, no site da Diretoria de Ensino da Marinha (www.ingressonamarinha.mar.mil.br). O valor da inscrição é de R$ 110,00. Os candidatos farão provas de conhecimentos profissionais e redação. Aqueles que forem aprovados em todas as etapas, farão o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Rio de Janeiro. No final de 2018, após ser aprovado, o militar será nomeado no posto de primeiro-tenente, com salário com de cerca de R$ 10.500,00.

Devo…

O percentual de famílias inadimplentes – com dívidas ou contas em atraso – no país ficou em 24,1% em abril deste ano. A taxa é superior às observadas em março passado (23,7%) e em abril de 2016 (23,2%). Esse é o maior percentual registrado pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), desde setembro do ano passado (24,6%).

… não nego…
O percentual de famílias que não terão condições de pagar suas contas ou dívidas chegou a 9,7% em abril. A taxa é inferior aos 9,9% de março, mas superior aos 8,2% de abril de 2016, segundo a pesquisa.
O percentual de endividados (em atraso ou não) ficou em 58,9% em abril deste ano, taxa acima dos 57,9% de março deste ano, mas abaixo dos 59,6% de abril do ano passado.

… pago quando puder
De acordo com a CNC, 76,6% das dívidas são com cartão de crédito. Também são importantes fontes de endividamento os carnês (15,3%), financiamentos de carro (10,6%), crédito pessoal (9,9%) e financiamento de casa (8,1%). O tempo médio de comprometimento de dívidas entre os devedores é de 7,1 meses. A parcela média de comprometimento dos salários é de 30,2%.

Frase

“Tô cansado de cobrar à Casa Civil” – Governador Camilo Santana ao responder a uma internauta, que perguntou sobre a reforma da Vila Olímpica de São Benedito. Mal perguntando, porque, ao invés de cobrar, o governador não manda? Ou ele não manda mesmo?

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp