Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Seguem abertas até o próximo dia 29 de novembro as inscrições para o Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a formação é voltada para Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

Com duração de quatro semanas, o curso começa no dia 30 de novembro e será realizado de forma online. Ao todo, a capacitação deve reunir cerca de 300 profissionais que atuam nos mais diversos municípios cearenses. Dialogando com os princípios da vigilância, controle e educação das arboviroses no Ceará, o curso tem como objetivo desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

O curso

Criado como parte das ações estratégicas do Governo do Ceará destinadas ao enfrentamento às arboviroses no Ceará, o curso possui carga horária de 60 horas, divididas em três módulos. Desde o seu lançamento, em 2018, mais de 1.400 profissionais no Ceará foram capacitados.

Os profissionais que atuam como Agentes de Combate às Endemias tiveram a profissão regulamentada em 2006. Assim como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os ACEs trabalham em contato direto com a população. Eles são fundamentais para o controle das endemias e atuam de modo integrado com as equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família.

(*)com informação do Governo do Estado do Ceará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp