Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Banco do Nordeste (BNB) anunciou nesta segunda-feira, 17, mais uma mudança no comando da instituição: José Gomes da Costa, diretor Financeiro e de Crédito do banco, assumiu, de forma interina, a presidência do Banco. Ele substitui Anderson Possa, que ocupava o cargo. O agora ex-presidente volta à posição de diretor de Negócios, sua antiga função.

É mais uma mudança no BNB, que desde setembro do ano passado passa por uma crise política, em virtude de críticas feitas pelo presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que acabou culminando na saída de Romildo Rolim do comando da instituição, que é cobiçada por muitos caciques do Centrão. O nome José Gomes da Costa, que é servidor de carreira do Banco, foi emplacado após articulação direta do ex-deputado federal de São Paulo, e principal dirigente do PL.

A polêmica envolve o Inec (Instituto Nordeste Cidadania), uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que executa, desde 2003, o Crediamigo, programa de microcrédito multibilionário do BNB.

Após informações dando conta de que a ONG teria ligações com o PT chegarem ao Palácio do Planalto, houve a decisão por mudanças, levando Possa à presidência com a missão de encontrar um novo parceiro privado para o Crediamigo. Mas, de até o momento, a execução do Credamigo segue sendo feita pelo Inec, de maneira contingencial, pois a renovação da parceria com o Inec foi prorrogada até o dia 31 de março de 2022.

Confira a nova composição do BNB:

José Gomes da Costa – Presidente interino e Diretor Financeiro e de Crédito
Anderson Possa – Diretor de Negócios
Bruno Ricardo Pena de Sousa – Diretor de Planejamento
Haroldo Maia Júnior – Diretor de Administração
Lourival Nery dos Santos – Diretor de Controle e Risco
Thiago Alves Nogueira – Diretor de Ativos de Terceiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp