Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As manchas de óleo no litoral cearense tem preocupado os banhistas e as autoridades. Mais duas unidades de conservação ambientais no Ceará estão na lista das unidades federais atingidas pelas manchas no Nordeste: o Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara e a Reserva Extrativista Prainha Canto Verde, em Beberibe. A identificação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Além disso, outras dez unidades de conservação no Nordeste brasileiro foram identificadas com o problema, entre elas a Área de Proteção Ambiental Barra do Rio Mamanguape, na Paraíba; a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Pernambuco; o Parque Nacional Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e a Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá, em Alagoas.

Em resposta, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), anunciou que continuará o monitoramento das praias mediante uma força tarefa formada por diversos órgãos, assim com a limpeza das áreas afetadas. Na próxima terça-feira (15), uma nova reunião do grupo de trabalho apresentará o diagnóstico atual do litoral e os próximos encaminhamentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp