Até março de 2018, a Secretária de Segurança Pública do Ceará deve implementar um projeto piloto de reconhecimento digital de usuários de ônibus do transporte público. A primeira cidade que deve receber o projeto, é o município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) pelo delegado André Costa, secretário da Segurança Pública, durante reunião do Conselho de Segurança Pública do Ceará.
De acordo com o titular da pasta, a ação objetiva reduzir o número de assaltos a ônibus no estado. Na próxima semana, a Secretaria deve se reunir com a prefeitura do Eusébio para discutir os detalhes sobre a implantação do sistema. Dependendo dos resultados do projeto-piloto, o sistema de reconhecimento pela digital pode ser adotado nos ônibus de Fortaleza, segundo informou o titular da Secretaria.
Sobre o aumento dos homicídios no Ceará, o secretário afirmou que falta investimento por parte do Governo Federal, principalmente no policiamento das fronteiras. Mais de 4 mil pessoas foram mortas neste ano, segundo dados da Secretaria.